TEAM Colombia TEAM Turkey TEAM Norway TEAM Malaysia TEAM Mexico TEAM Korea TEAM Italy InterPARES 3 TEAM China TEAM Catalonia TEAM Canada TEAM Brazil TEAM Africa

Visão geral do projeto

A produção crescente de documentos digitais mudou, em diversos aspectos, os negócios, a pesquisa, a administração pública e também a vida privada. Cada vez mais, as organizações e indivíduos vêm criando, trocando e processando informações exclusivamente em formato digital, porém, apenas recentemente, foi reconhecida a grave ameaça que pesa sobre os documentos digitais no que diz respeito a sua autenticidade, preservação e acesso de longo prazo. A preservação de documentos arquivísticos digitais autênticos é uma questão primordial, pois já foram perdidas algumas gerações de documentos devido à rápida obsolescência tecnológica, à fragilidade dos meios de armazenamento digital e a práticas de preservação inadequadas. Além disso, é difícil – em alguns casos, praticamente impossível – provar a autenticidade dos documentos que resistiram.

Os desafios postos pelos documentos arquivísticos digitais têm sido objeto de estudo de diversos projetos de pesquisa, que desenvolveram teorias e métodos essenciais para a preservação de longo prazo de documentos arquivísticos autênticos, produzidos e mantidos em formato digital. Esses projetos forneceram a base para a formulação de políticas, estratégias e padrões capazes de assegurar a longevidade e a confiança na autenticidade dos documentos digitais. No entanto uma conclusão importante do mais amplo deles, o InterPARES, é que, apesar de os resultados de tais projetos constituírem os fundamentos essenciais para as melhores práticas, as soluções são específicas e devem ser direcionadas pelos preservadores, levando-se em conta: (a) os contextos cultural, administrativo, legal e funcional de cada organização; (b) a natureza e as características do produtor dos documentos digitais; (c) a tipologia dos documentos produzidos, sua forma documental e a tecnologia utilizada; (d) os limites impostos pelos recursos financeiros e humanos; (e) a cultura organizacional do produtor e do preservador; e (f) o acesso a profissionais habilitados e a programas e recursos para capacitação. Além disso, apesar de a metodologia e os conceitos apresentados pelo InterPARES e demais projetos de preservação digital serem aplicáveis a organizações de grande e médio porte, os arquivos com recursos limitados, que necessitam de apoio, podem encontrar dificuldades em aplicar os resultados da pesquisa sem uma orientação mais objetiva de como implementar essas recomendações.

O InterPARES 3 irá traduzir a teoria e os métodos de preservação digital, definidos na pesquisa, em planos de ação concretos para conjuntos documentais mantidos a longo prazo por arquivos de organizações com recursos limitados. Neste processo, será elaborado conhecimento a respeito de: (1) como adaptar a teoria e os métodos gerais às necessidades e circunstâncias de organizações de pequeno e médio porte; (2) que fatores determinam o tipo de implementação apropriado para cada conjunto documental em cada contexto; e (3) que habilidades profissionais serão necessárias para conduzir tais operações.

Com base no conhecimento produzido pelo InterPARES, será elaborado um material didático para programas de treinamento dentro das instituições, oficinas e cursos universitários. Este material poderá apoiar a capacitação de profissionais com a competência necessária para preservar o patrimônio arquivístico digital a longo prazo, além de garantir a prestação de contas das instituições por meio da proteção da acurácia e da autenticidade da informação digital nelas produzidas.

As áreas de governo, do direito, das artes, da ciência e o meio acadêmico necessitam de planos de ação concretos para a preservação de materiais digitais, de forma a garantir que as ações, idéias, conquistas e produções atuais tenham um futuro e que o futuro tenha uma memória.

 

Return to the InterPARES Project Overview page.

Click here to read: continued here birth defects accutane navigate to this article.

Search for Documents  •  Contact Us  •  Sitemap  •  Copyright